segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mito sobre bateria de Notebook

Olá, A duração da carga de baterias é coisa séria. Tanto que, na semana passada, o Pentágono ofereceu US$ 1 milhão para quem conseguisse desenvolver uma bateria de até quatro quilos que fornecesse energia por 96 horas. Mas como é improvável que essa novidade chegue até você nos próximos anos, o G1 elaborou uma lista de dicas que podem aumentar a duração da carga de seus eletrônicos.
Para aqueles que usam seus notebooks em lugares quentes, deixam o celular exposto ao sol e utilizam aparelhos eletrônicos na praia, um alerta: quanto mais bem cuidada a bateria, maior tempo de duração terá a carga. Por isso, se quiser se afastar da tomada por um período maior, o melhor a fazer é ficar atento à manutenção do equipamento.
Na hora de colocar os cuidados em prática, é importante considerar o dinamismo da tecnologia. A necessidade de usar a carga até o fim para somente depois recarregar o celular, por exemplo, ficou no passado. “As baterias de hoje têm a tecnologia de íons de lítio [a mesma dos notebooks], que não possuem efeito memória. Assim, elas não têm sua capacidade reduzida quando colocadas para carregar sem estarem totalmente vazias”, explicou ao G1 Umberto Corradin, engenheiro consultor da Motorola.
O mesmo acontece com os computadores portáteis. “O usuário pode deixar o computador ligado ao cabo de alimentação 100% do tempo, sempre que tiver uma tomada por perto. Assim, quando efetivamente necessitar de mobilidade, a bateria usará a energia armazenada”, afirma Daniel Ribas, gerente de produtos/mobilidade da HP.
Em seu site, a Apple não recomenda que o portátil fique plugado o tempo todo. No entanto, na hora das dicas, o conselho da empresa de Steve Jobs se assemelha às sugestões da HP. “O uso ideal é aquele em que a pessoa usa seu computador no trem e, depois, conecta a máquina à tomada quando chega ao escritório”, diz a companhia. Basicamente, o usuário deve ficar plugado quando pode e “gastar” a carga armazenada quando necessário. Veja, a seguir, mais dicas dos especialistas.
1. Não utiliza seus eletrônicos em locais muito quentes ou sob o sol: opte sempre por ambientes frescos, ventilados ou refrigerados. O calor pode elevar a temperatura da bateria, aumentando riscos de danificação.
2. Mantenha seu equipamento eletrônico longe da água, líquidos ou vapor, pois essas substâncias podem levar à oxidação dos componentes da bateria.
3. Evite a queda dos aparelhos. Esse tipo de acidente pode causar danos às baterias e reduzir sua capacidade de armazenamento de carga.
4. Quando limpar a bateria de seus produtos eletrônicos, use somente um pano seco para a retirada da sujeira. Não utilize qualquer produto químico para limpeza.
5. Não compre baterias piratas para seus produtos. Além de escolher produtos originais, dê preferência para a mesma marca do seu aparelho.
6. Evite tocar nos contatos metálicos da bateria ou permitir que itens metálicos encostem neles.
Para economizar a bateria do notebook:
a. Desligue o computador quando ele não estiver sendo usado. Mesmo em descanso, o notebook consome energia.
b. Ative as opções de wireless e Bluetooth somente quando necessário, pois conexões desse tipo demandam alta capacidade de energia.
c. Utilize opções de energia do sistema operacional para reduzir o consumo de bateria, como por exemplo diminuir o brilho de tela.


fonte: G1 Tecnologia
SEE YOU!

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada